- Alessandra Portela e Joice dos Santos, ambas do Lucca Cafés Especiais (classificadas para a etapa nacional).
segunda-feira, 9 de novembro de 2009
A Fispal Bahia chegou a Salvador!
- Alessandra Portela e Joice dos Santos, ambas do Lucca Cafés Especiais (classificadas para a etapa nacional).
terça-feira, 27 de outubro de 2009
Para os amantes da cozinha japonesa
Não demorou muito para eu chamá-lo de anjo, foi ele quem me ajudou a cuidar da minha primeira queimadura grave/séria e algumas vezes quando eu estava sozinha em minha praça, ele que me socorria. Taka, muchas gracias por todo!
Taka já vive fora do Japão há alguns anos, mas a cada ano ele visita seu país de origem; e em sua última visita ele publicou em seu perfil algumas fotos lindas e curiosas para nós ocidentais, então eu acabei pedindo permissão a ele para compartilhar essas imagens com os meus amigos internautas que como eu, são loucos por cozinha.
Hoje Taka mora na Itália e em breve vai abrir seu próprio restaurante e podem deixar que eu não esquecerei de prestigiá-lo, mantendo vocês sempre bem informados por aqui.
Mais fotos de Taka
quinta-feira, 22 de outubro de 2009
Qual a origem do doce de leite?
Na busca de uma resposta encontrei muitas suposições, histórias, lendas e patriotismo. Quem não quer ter o título de ser o país onde surgiu o doce de leite? Doce este que está presente na história da culinária de praticamente quase toda a América latina.
Pelas histórias contadas, uma das mais populares ocorreu na Argentina por volta do ano de 1829 e é a que coloca esse país na frente do ranking para levar este título; já um especialista em história da cozinha, o argentino Víctor Ego Ducrot, escreveu em seu livro “Los Sabores de la patria”, que no século XVIII já se preparava o doce de leite no Chile. Ou seja, histórias que se contradizem quando o assunto é o “berço” de tal iguaria. Como não temos uma resposta precisa do lugar de origem do doce de leite, fui muito audaciosa e pensei que nós brasileiros podemos ser democráticos com relação a este título. Pensem comigo, já temos o nosso brigadeiro, genuinamente brasileiro, então vamos pensar que o doce de leite é de toda a América latina, e como fazemos parte dela, dividiremos este título sem muitos problemas, mesmo porque, o nosso doce de leite mineiro também é muito bom!
Curiosidade! Confiram os diferentes nomes do doce de leite ao redor do mundo:
Arequipe: Venezuela
Cajeta: México
Cajeta de leche: Nicaragua
Confiture de lait: França
Dolç de llet: Catalunha
Dulce de leche: Argentina/ Uruguai/ El Salvador/ Guatemala/ Honduras/ México/ Paraguai/ Porto Rico/ República Dominicana/ Panamá/ Colômbia/ Costa Rica/ Venezuela/ Espanha
Fanguito: Cuba
Manjar: Chile e Equador
Manjar blanco ou Manjarblanco: Peru/ Bolívia/ Colômbia/ Equador/ Venezuela
No entanto, se eu perguntar qual é o melhor doce de leite, hummm dos que eu já experimentei, considerando as marcas comerciais, eu gosto de um que vem em lata e sua logomarca é uma vaquinha! hahaha
Obviamente não podemos provar de todos os que existem no mundo, mas dentre os que conhecemos, podemos opinar, né? E vocês? Dos doces de leite que já comeram, qual é o mais saboroso? Espero as suas respostas e assim poderemos criar uma lista saborosa de opções!
terça-feira, 20 de outubro de 2009
Já foi lançado o Guia Michelin Nova York 2010!
O Guia Michelin Nova York 2010 acabou de ser lançado, e esta edição traz algumas novidades, entre elas, uma nova categoria: a Small Plates.
Esta categoria foi criada por causa do interesse das pessoas por esse novo modelo de estabelecimento; se ficarmos atentos perceberemos como a todo o momento têm surgido novos formatos de restaurantes, e tudo isso está aliado ao fato da gastronomia ser uns dos principais tipos de entretenimento que também acompanha a diversidade dos conceitos de comportamento, as novas propostas tecnológicas e as ilimitadas variedades de cozinha. E é claro que o Guia Michelin não poderia ficar de fora dessa; esta nova categoria elegeu os estabelecimentos pela originalidade do cardápio, ambiente e serviço.
Atenção especial aos restaurantes de 3 estrelas de Nova York, os grandes premiados pelo “Oscar” da gastronomia. Vale a pena dar uma olhada no site de cada um deles para a gente se inteirar sobre o que acontece nesses restaurantes que superam todas as expectativas em uma das principais capitais da gastronomia no mundo.
E os indicados às *** foram:
Daniel (novo) Chef Daniel Boulud
Jean Georges
Le Bernardin Chef Eric Ripert
Masa Chef Masa
Per Se
Confira a lista completa da seleção dos restaurantes do guia.
quarta-feira, 30 de setembro de 2009
terça-feira, 22 de setembro de 2009
Escribá - Um verdadeiro artista na Gastronomia
Boadas Cocktail Bar
segunda-feira, 21 de setembro de 2009
Diário Gourmet TUR
Espero poder compensar à altura a minha ausência nas últimas semanas.
Nesse período estive em Barcelona, Madri e Paris e como não poderia ser diferente, foi uma viagem 100% gastronômica! Visitei restaurantes surpreendentes, estive com chefes que hoje estão passando por uma mudança no modelo da alta gastronomia espanhola, e comentarei com detalhes sobre essa mudança, e estive também com meus amigos cozinheiros com os quais troquei receitas e algumas experiências.
Neste mês o Blog estará mais do que especial! Farei dele o Diário Gourmet TUR , espero que vocês consigam viajar comigo durante este período.
1ª PARADA – BARCELONA
Nos serviram “Nueces a la cantonesca”, eram umas nozes caramelizadas com alguma especiaria que ardia suavemente. Logo depois nos serviram o “Won to fritos”, depois “Hígado de rape” estilo japonês que vinha acompanhado de pequenas gelatinas de limão e algas, o que deu um toque de frescor ao prato.
Seguimos com o “Rollito fresco vietnamita con pollo de coral”, quando provávamos os rolinhos Albert passou por nós e perguntamos a ele o que eram aqueles gominhos brancos, identificamos que se tratava de uma espécie de fruta, mas não sabíamos qual, ele nós falou que era uma fruta vietnamita e logo depois ele voltou com a fruta para que nos a conhecêssemos.
O “Onsen tamago”, na minha opinião foi o grande momento da noite, nunca tinha comido nada parecido, “Onsen” no Japão é o nome que se dá às águas de origens vulcânicas e a verdade é que o prato nos toma com uma sensação de calor surpreendente, meu rosto ficou super quente; além de super saboroso e forte, acreditamos que a parte mais escura do prato seja ouriço.
Tempurá de ...Um tempurá era feito de tomate cereja e o outro havia sido preparado com algum crustáceo, mas não me lembro o nome, me perdoem rsrs... As raspinhas que vocês vão ver na foto são de tangerina.
“Dumpling de verduritas al vapor”, bem, para mim esse foi o único prato que não me surpreendeu, mas sua apresentação estava maravilhosa e foi bom para suavizar o paladar dos outros pratos, afinal já estávamos na metade do menu.
“Temaki”, esse foi o momento mais divertido do jantar, e sem formalidades comemos uma deliciosa enguia, que luxo!!!Eles colocaram todos os ingredientes separados e nós mesmos montamos nosso temaki, ou pelo menos tentamos rsrsrs
“Wok de verduritas tiernas”
“Yakitori de pollo de corral”, magnífico, pela foto vocês podem pensar que é simples, e realmente é, mas continha uma especiaria dos deuses.
sábado, 19 de setembro de 2009
No dia de Yemanjá os Tabuleiros também se vestiram de azul e branco
Conheça mais sobre a história do Acarajé.
A comida rege sentimentos
Acabei de assistir ao filme “Estômago”, um longa-metragem brasileiro do cineasta Marcos Jorge, e confesso que entre todos os grandes clássicos de filmes que eu já assisti, que têm como tema principal a Gastronomia, a exemplo de “Como Água para Chocolate” e “A Comilança” (Le Grande Boyfthe), o filme “Estômago” me contagiou.
Através dos salgados simples de um bar, como a coxinha e o pastel, e suas repercussões de quando mal feitos para bem feitos, passando por pratos regionais e a influência italiana que dá um toque de técnica e sofisticação, o filme é uma comédia dramática que aborda “um aspecto real” da Gastronomia de forma original, nua e cruel.
Além da cautela na construção dos personagens, principalmente o de João Miguel, que interpreta o cozinheiro Raimundo Nonato, um nordestino que acaba de chegar numa grande cidade e que é característica na maioria dos cozinheiros que trabalham nas cozinhas das grandes metrópoles. No filme, a comida foi abordada não somente para saciar a fome física, assim como também, para sustentar a alma dos personagens; ela teve o “poder” de reger sentimentos, equilibrar situações e causar muitas confusões.
Para quem for assistir ao filme, recomendo dar uma conferida no making off de como foi feita a produção das comidas para as filmagens. Simplesmente fantástico!
Vou aproveitar para deixar indicações de alguns filmes para os amantes da Gastronomia:
A Comilança
A Festa de Babette
Chocolate
Comer, beber e viver
Como Água para Chocolate
O Tempero da Vida
Ratatoiulle
Sem Reservas
Simplesmente Martha
Sob o Sol da Toscana
Espero que gostem das indicações e se deleitem com as histórias!