quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Qual a origem do doce de leite?

Na busca de uma resposta encontrei muitas suposições, histórias, lendas e patriotismo. Quem não quer ter o título de ser o país onde surgiu o doce de leite? Doce este que está presente na história da culinária de praticamente quase toda a América latina.

Pelas histórias contadas, uma das mais populares ocorreu na Argentina por volta do ano de 1829 e é a que coloca esse país na frente do ranking para levar este título; já um especialista em história da cozinha, o argentino Víctor Ego Ducrot, escreveu em seu livro “Los Sabores de la patria”, que no século XVIII já se preparava o doce de leite no Chile. Ou seja, histórias que se contradizem quando o assunto é o “berço” de tal iguaria. Como não temos uma resposta precisa do lugar de origem do doce de leite, fui muito audaciosa e pensei que nós brasileiros podemos ser democráticos com relação a este título. Pensem comigo, já temos o nosso brigadeiro, genuinamente brasileiro, então vamos pensar que o doce de leite é de toda a América latina, e como fazemos parte dela, dividiremos este título sem muitos problemas, mesmo porque, o nosso doce de leite mineiro também é muito bom!

Curiosidade! Confiram os diferentes nomes do doce de leite ao redor do mundo:

Arequipe: Venezuela

Cajeta: México

Cajeta de leche: Nicaragua

Confiture de lait: França

Dolç de llet: Catalunha

Dulce de leche: Argentina/ Uruguai/ El Salvador/ Guatemala/ Honduras/ México/ Paraguai/ Porto Rico/ República Dominicana/ Panamá/ Colômbia/ Costa Rica/ Venezuela/ Espanha

Fanguito: Cuba

Manjar: Chile e Equador

Manjar blanco ou Manjarblanco: Peru/ Bolívia/ Colômbia/ Equador/ Venezuela

No entanto, se eu perguntar qual é o melhor doce de leite, hummm dos que eu já experimentei, considerando as marcas comerciais, eu gosto de um que vem em lata e sua logomarca é uma vaquinha! hahaha


Obviamente não podemos provar de todos os que existem no mundo, mas dentre os que conhecemos, podemos opinar, né? E vocês? Dos doces de leite que já comeram, qual é o mais saboroso? Espero as suas respostas e assim poderemos criar uma lista saborosa de opções!

Nenhum comentário:

Postar um comentário