quarta-feira, 30 de setembro de 2009
terça-feira, 22 de setembro de 2009
Escribá - Um verdadeiro artista na Gastronomia
Boadas Cocktail Bar
segunda-feira, 21 de setembro de 2009
Diário Gourmet TUR
Espero poder compensar à altura a minha ausência nas últimas semanas.
Nesse período estive em Barcelona, Madri e Paris e como não poderia ser diferente, foi uma viagem 100% gastronômica! Visitei restaurantes surpreendentes, estive com chefes que hoje estão passando por uma mudança no modelo da alta gastronomia espanhola, e comentarei com detalhes sobre essa mudança, e estive também com meus amigos cozinheiros com os quais troquei receitas e algumas experiências.
Neste mês o Blog estará mais do que especial! Farei dele o Diário Gourmet TUR , espero que vocês consigam viajar comigo durante este período.
1ª PARADA – BARCELONA
Nos serviram “Nueces a la cantonesca”, eram umas nozes caramelizadas com alguma especiaria que ardia suavemente. Logo depois nos serviram o “Won to fritos”, depois “Hígado de rape” estilo japonês que vinha acompanhado de pequenas gelatinas de limão e algas, o que deu um toque de frescor ao prato.
Seguimos com o “Rollito fresco vietnamita con pollo de coral”, quando provávamos os rolinhos Albert passou por nós e perguntamos a ele o que eram aqueles gominhos brancos, identificamos que se tratava de uma espécie de fruta, mas não sabíamos qual, ele nós falou que era uma fruta vietnamita e logo depois ele voltou com a fruta para que nos a conhecêssemos.
O “Onsen tamago”, na minha opinião foi o grande momento da noite, nunca tinha comido nada parecido, “Onsen” no Japão é o nome que se dá às águas de origens vulcânicas e a verdade é que o prato nos toma com uma sensação de calor surpreendente, meu rosto ficou super quente; além de super saboroso e forte, acreditamos que a parte mais escura do prato seja ouriço.
Tempurá de ...Um tempurá era feito de tomate cereja e o outro havia sido preparado com algum crustáceo, mas não me lembro o nome, me perdoem rsrs... As raspinhas que vocês vão ver na foto são de tangerina.
“Dumpling de verduritas al vapor”, bem, para mim esse foi o único prato que não me surpreendeu, mas sua apresentação estava maravilhosa e foi bom para suavizar o paladar dos outros pratos, afinal já estávamos na metade do menu.
“Temaki”, esse foi o momento mais divertido do jantar, e sem formalidades comemos uma deliciosa enguia, que luxo!!!Eles colocaram todos os ingredientes separados e nós mesmos montamos nosso temaki, ou pelo menos tentamos rsrsrs
“Wok de verduritas tiernas”
“Yakitori de pollo de corral”, magnífico, pela foto vocês podem pensar que é simples, e realmente é, mas continha uma especiaria dos deuses.
sábado, 19 de setembro de 2009
No dia de Yemanjá os Tabuleiros também se vestiram de azul e branco
Conheça mais sobre a história do Acarajé.
A comida rege sentimentos
Acabei de assistir ao filme “Estômago”, um longa-metragem brasileiro do cineasta Marcos Jorge, e confesso que entre todos os grandes clássicos de filmes que eu já assisti, que têm como tema principal a Gastronomia, a exemplo de “Como Água para Chocolate” e “A Comilança” (Le Grande Boyfthe), o filme “Estômago” me contagiou.
Através dos salgados simples de um bar, como a coxinha e o pastel, e suas repercussões de quando mal feitos para bem feitos, passando por pratos regionais e a influência italiana que dá um toque de técnica e sofisticação, o filme é uma comédia dramática que aborda “um aspecto real” da Gastronomia de forma original, nua e cruel.
Além da cautela na construção dos personagens, principalmente o de João Miguel, que interpreta o cozinheiro Raimundo Nonato, um nordestino que acaba de chegar numa grande cidade e que é característica na maioria dos cozinheiros que trabalham nas cozinhas das grandes metrópoles. No filme, a comida foi abordada não somente para saciar a fome física, assim como também, para sustentar a alma dos personagens; ela teve o “poder” de reger sentimentos, equilibrar situações e causar muitas confusões.
Para quem for assistir ao filme, recomendo dar uma conferida no making off de como foi feita a produção das comidas para as filmagens. Simplesmente fantástico!
Vou aproveitar para deixar indicações de alguns filmes para os amantes da Gastronomia:
A Comilança
A Festa de Babette
Chocolate
Comer, beber e viver
Como Água para Chocolate
O Tempero da Vida
Ratatoiulle
Sem Reservas
Simplesmente Martha
Sob o Sol da Toscana
Espero que gostem das indicações e se deleitem com as histórias!